Dietas para Engordar

Por mais que as dietas para emagrecer ganhem em procura, há também quem busca por Dietas para engordar. Embora menos comuns, existem várias dietas e dicas para quem precisa ou deseja ganhar peso. Seguir uma dieta, mesmo para engordar, é importante, porque senão você vai começar a comer qualquer coisa em qualquer horário e isso pode prejudicar a sua saúde. Seja para emagrecer ou para engordar, a dica é sempre ter uma alimentação variada e equilibrada.

Para seguir as Dietas para engordar, você pode mudar o seu cardápio em todas as refeições do dia, sendo que o primeiro passo é fazer uma média de seis refeições por dia, sempre com alimentos calóricos, porém e principalmente, saudáveis. Para as Dietas para engordar causarem efeito, você deve ingerir mais calorias do que costuma gastar por dia.

Embora o melhor jeito de ganhar peso seja com uma dieta hipercalórica, você não pode deixar de lado os nutrientes, como os carboidratos, gorduras e proteínas, nem as vitaminas e sais minerais para que o seu organismo funcione bem. Além das três principais refeições – café da manhã, almoço e jantar – você deve fazer de três a quatro pequenas refeições entre elas, que são os lanches no decorrer do dia.

O que comer no café da manhã

Para que você ganhe peso de forma saudável, o seu café da manhã pode ter leite e iogurte integrais enriquecidos com cereais, farinha de milho ou arroz, aveia, suplementos em pó, achocolatados, gérmen de trigo e frutas com mel. Você pode ter um cardápio bem variado de manhã e além de uma das opções acima, incrementar a sua refeição com pães de farinha branca, como o pão francês, croissant, italiano, de leite, bisnaguinha ou de forma, podendo passar no pão manteiga ou requeijão.

Vale ainda para a primeira refeição do dia, bolachas de água e sal, com gergelim, de maisena, de chocolate, entre outras opões. No entanto, prefira as bolachas sem gordura hidrogenada e coma apenas o que você tem vontade, ou seja, não coma mesmo depois de estar satisfeita.

O que comer no almoço e na janta

Se você está seguindo uma deita para engordar, o seu almoço também deve ser bem caprichado. Para que você ganhe peso mais facilmente, adicione ao cardápio do meio dia alimentos com maior quantidade de proteína, como carnes, lentilha, feijão, ervilha, grão de bico, e com maiores quantidades de amido, como mandioca, batata e arroz branco. Para acompanhar, você pode comer purê, creme de espinafre ou de milho e vegetais refogados na manteiga.

Para deixar a sua salada mais calórica e mais deliciosa, você pode temperá-la com azeite de oliva, limão, mostarda e mel, além de adicionar complementos como croutons, ovo cozido, semente de linhaça triturada ou de girassol, gergelim preto eaveia. Se você gostar, pode colocar frutas na salada, como manga ou abacate picado, uvas passas e batata palha. Quando você preparar sopas, mesmo elas podem ser mais calóricas, ao receber leite integral, queijo ralado, requeijão e croutons.

Mesmo nas dietas para engordar, você deve se alimentar com legumes e verduras diversas, para que o seu organismo funciona bem, ainda mais agora que você vai ingerir mais alimentos. Mesmo se você for magra, é preciso cuidar com a quantidade de gordura e, por isso, a manteiga não deve ser usada todos os dias, por exemplo, para que o seu colesterol não aumente mais do que o necessário. Na janta, mesmo se a sua intenção é engordar, não é indicado fazer refeições muito pesadas, senão o alimento ingerido não será digerido há tempo até a hora de dormir, o que pode causar uma noite péssima de sono.

Você pode comer as sobremesas sem medo de ser feliz, no entanto, sirva-se apenas uma pequena quantidade para não encher o seu organismo de açúcar que embora engorde nem sempre têm valor nutricional agregado. Outro cuidado é com o sal, não acrescente sal às comidas prontas nem as saladas.

O que comer nos lanches entre as refeições

Entre as refeições principais, você pode fazer lanches deliciosos, mas sem se esquecer da importância das frutas. Assim, algumas opções de lanches durante o dia para quem deseja engordar são vitaminas com leite integral; beber suco de laranja ou água de coco e comer frutas; sanduíches naturais, mix de castanhas, amêndoas, nozes e frutas secas; abacate batido com açúcar; banana amassada com farinhas ou aveia; e biscoitos doces ou de polvilho.

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